Apresentação de Renata Homem em Londres

Apresentação de Renata Homem sobre o sincretismo religioso brasileiro no contexto da arte, e suas raízes cristãs, africanas e indígenas. Dois artistas do barroco foram estudados: Aleijadinho e Mestre Valentim. E três artistas da arte atual, que representam a arte brasileira: Caetano Dias, Arson Heráclito e Tiago Botelho

Acercamientos – Brasília na co-lateral da Bienal de Havana

A exposição coletiva “Acercamientos” aconteceu em maio de 2015 na cidade de Havana, Cuba, mais precisamente no Município de Guanabacoa, no Museu dos Orishas ou Museu da Santeria. Guanabacoa, reza a lenda, é uma localidade mais antiga que Havana, sendo conhecida ainda em tempos pré-coloniais pelas populações Taíno, e posteriormente …

Minha primeira pintura mural

Já fazem vinte anos desde que eu pintei o meu primeiro mural no Espaço Cultural da 508 sul. Eu era aluno do ensino médio e matava aula para poder terminar o trabalho do muro, no início de 94. O Espaço Cultural da 508 tinha acabado de passar por uma reforma …

Lembranças do Mar

Este é um diário gráfico que fui fazendo durante uma temporada na praia. Aos poucos, me envolvi com as particularidades do mar, seus inúmeros tons de verdes e azuis, o caos dos movimentos da espuma, os reflexos na areia molhada, os seres reais e imaginários, a volúpia. O mar é …

Um retrato de Carpañeda

Fiquei surpreso e feliz  hoje com uma mensagem do artista e amigo Fernando Carpañeda, residente em Nova Iorque e que há vários anos participa ativamente do circuito underground de exposições tanto nos EUA como no Brasil, apresentando ao público uma arte direta e impecavelmente bem realizada no campo da escultura …

A(R)RISCO INTRA-MUROS – por Renata Azambuja

Em alguns momentos podem parecer escritos, mas não chegam a articular a linguagem como textos, e sim como figuras, onde a linha e a cor são potência (no sentido aristotélico do termo). As linhas, que estão presentes nos trabalhos de Rodrigo Paglieri, Marta Mencarini e Tiago Botelho permanecem mais como …