HIBRIDISMO ESPIRITUAL NA ARTE PÓS-MODERNA – Tiago Botelho por Renata Homem

Renata Homem é doutoranda do PPG Artes – UnB, na linha de pesquisa Teoria e História da Arte, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Mari e desenvolve o tema Espiritualidade na arte atual.

Em sua dissertação de mestrado denominada Nanoarte, a poética do espírito (na linha de Arte e Tecnologia), aproximou-se de perspectivas artísticas baseadas em uma religiosidade reconfigurada, voltada ao espírito individual.

No artigo sobre meu trabalho, a pesquisadora apresentou algumas obras sob a perspectiva do hibridismo espiritual, substituindo a expressão “sincretismo religioso” para melhor se adequar ao contexto da arte atual. Eu achei a expressão muito precisa, na medida em que minhas influências unificam a cultura das gangues de pichação, do punk rock, dos bares e dos quadrinhos underground com as cerimônias xamânicas embaladadas pelas culturas indígenas, caboclas e ribeirinhas e seu misticismo ligado as forças primeiras da natureza: o céu, o mar, as águas, a floresta, o deserto, as pedras, os animais e os seres do astral.

Dos fanzines aos emblemas xamânicos
Do grafitti aos emblemas xamânicos

Através do artigo de Renata Homem, compreendi melhor algumas características da minha obra, percebi conexões entre alguns trabalhos que até então não era capaz de enxergar. A partir de sua leitura, cheguei ao conceito da “Interligação das Eras”, meditando sobre as múltiplas forças culturais que acessamos em um tempo em que as fronteiras entre os saberes ancestrais e contemporâneos se dissipam para dar lugar a um conhecimento unificado do mundo, livre dos conceitos de passado, presente e futuro.

ASSISTA AO REGISTRO DA APRESENTAÇÃO DO ARTIGO DE RENATA HOMEM NO “V COMA – COLETIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE”

voltar