JACA E SUA ERUPÇÃO DE SIGNOS

Muitas pessoas associam meu desenho com o grafiteiro nova-iorquino Keith Harring, certamente pela similaridade de nossas composições preenchedoras de todo o espaço possível. Mas o fato é que Harring nunca foi uma influência real no meu processo criativo, apesar de admirá-lo bastante. O mesmo não pode ser dito do JACA, …

#MUNDEZ NO INSTAGRAM

A exposição comemorativa dos dez anos do Museu Nacional da República teve uma receptividade imensa por parte do público, com centenas de fotos marcadas no Instagram com a hashtag #mundez ou a geolocalização Ωmuseudarepublica. Abaixo, uma seleção de algumas fotos tiradas em frente ao meu mural. Se você tem uma foto também, …

DEZ ANOS DO MUSEU DA REPÚBLICA – MONTAGEM & ABERTURA

Algumas imagens da exposição MUN-DEZ, realizada nos meses de abril, maio e junho, no Museu Nacional. A exposição contou com a participação de diversos artistas do distrito Federal, entre eles, um grupo de grafiteiros e grafiteiras que criaram murais a partir de obras em pintura do acervo do museu. Entre …

Imagens do Recôncavo

Algumas imagens tiradas por ocasião da criação do mural “Raízes Recôncavas”, em Santo Antônio de Jesus, Bahia. Na companhia das professoras Fran Demétrio e Ticiana Osvald Ramos, percorremos as ruas de cidades como Cachoeira e São Felix, coletando estórias, registrando detalhes e partilhando impressões sobre essa região tão fundamental para …

Palestra no Centro de Ciências da Saúde – UFRB

Arte, Discursos Hegemônicos e Transformação Social Em Setembro último, fui convidado para participar das comemorações relativas aos 10 anos da UFRB, pelas professoras Ticiana Osvald Ramos e Fran Demétrio, para a pintura de um mural e a realização de uma palestra intitulada “Arte, Discursos Hegemônicos e Transformação Social”, onde abordei …

Apresentação de Renata Homem em Londres

Apresentação de Renata Homem sobre o sincretismo religioso brasileiro no contexto da arte, e suas raízes cristãs, africanas e indígenas. Dois artistas do barroco foram estudados: Aleijadinho e Mestre Valentim. E três artistas da arte atual, que representam a arte brasileira: Caetano Dias, Arson Heráclito e Tiago Botelho

Dona Felipa, uma artista das ruas de Havana

  Quem já foi à capital cubana sabe que a cidade transborda atrativos, seja pela monumentalidade dos prédios coloniais, seja pela vida insólita nos casarões antigos, ou pela população em massa ocupando as ruas com música, dança e arte. Um dos lugares mais tradicionais é o Passeio do Prado, uma …

IMAGENS DE HAVANA

Algumas imagens selecionadas dos lugares que visitei ao longo dos dez dias em Havana. Com 495 anos, as ruas da cidade transbordam História, dos diversos períodos que a cidade atravessou: o período colonial espanhol, a fase republicana, a revolução socialista, a influência soviética, o desamparo da ilha com o colapso …

Acercamientos – Brasília na co-lateral da Bienal de Havana

A exposição coletiva “Acercamientos” aconteceu em maio de 2015 na cidade de Havana, Cuba, mais precisamente no Município de Guanabacoa, no Museu dos Orishas ou Museu da Santeria. Guanabacoa, reza a lenda, é uma localidade mais antiga que Havana, sendo conhecida ainda em tempos pré-coloniais pelas populações Taíno, e posteriormente …

A visita dos Huichol

Em Novembro de 2014, recebemos no Brasil a visita especial de uma comitiva de xamãs do povo Huichol e do povo Purepéche, ambos localizados no território mexicano, habitantes milenares dos desertos e montanhas daquela região. O povo Huichol é um grupo étnico indígena do oeste do México central, que viveu durante séculos …

Caos em camadas na exposição de Malu Engel

Me surpreendi com o despojamento dos quadros de Malu Engel, recém-formada em Artes pela Universidade de Brasília. A pintora força o advento do caos para dele extrair camadas que serão irremediavelmente sobrepostas por outras. O trânsito pela abstração enriquece as superfícies ricas de gestos e cor. Permanece o registro dos …

Meu encontro com Gurulino

Todos que moram em Brasília já devem ter visto alguma pintura de Gurulino pelas paredes da cidade. O personagem criado pelo artista Pedro Sangeon cativou jovens, velhos e crianças, pelo traço simples e frases reflexivas. O que pouca gente sabe é que Gurulino existe mesmo. Dia desses, estava atravessando uma …

Lançamento do projeto Retrato Brasília

Retrato Brasília é um projeto que tem o patrocínio do Banco do Brasil e realização do CCBB e Correio Braziliense. Idealizado e dirigido por Jackson Araujo e Luca Pedrabon, reuniu no CCBB diversos expoentes da cultura brasiliense, visando iniciar uma cartografia estética e comportamental da cidade. Das belas kombis de comércio …

Débora Injah e a pré-história do futuro

A arte de Débora Injah consegue ser ao mesmo tempo panfletária e despretensiosa.  Do ativismo político ao resgate do sagrado, suas obras celebram a liberdade inegociável da criação artística, recusando tornar-se mais acessível ao gosto comum- da mesma forma que não se submete as cartilhas ideológicas pré-moldadas que tanto se …

Minha primeira pintura mural

Já fazem vinte anos desde que eu pintei o meu primeiro mural no Espaço Cultural da 508 sul. Eu era aluno do ensino médio e matava aula para poder terminar o trabalho do muro, no início de 94. O Espaço Cultural da 508 tinha acabado de passar por uma reforma …

Retrato meu por Taigo Meirelles

Eu e Taigo Meirelles estamos sempre pelos cafés da cidade, especialmente o Objeto Encontrado, que por ficar em frente a maior loja de produtos artísticos de Brasília acaba por facilitar nossos encontros. Em uma dessas ocasiões, enquanto conversávamos a respeito de pintores e desenhistas, Taigo sacou seu Moleskine e rapidamente …

Lembranças do Mar

Este é um diário gráfico que fui fazendo durante uma temporada na praia. Aos poucos, me envolvi com as particularidades do mar, seus inúmeros tons de verdes e azuis, o caos dos movimentos da espuma, os reflexos na areia molhada, os seres reais e imaginários, a volúpia. O mar é …

Um retrato de Carpañeda

Fiquei surpreso e feliz  hoje com uma mensagem do artista e amigo Fernando Carpañeda, residente em Nova Iorque e que há vários anos participa ativamente do circuito underground de exposições tanto nos EUA como no Brasil, apresentando ao público uma arte direta e impecavelmente bem realizada no campo da escultura …

Sobre a Pintura Mural – Tiago Botelho

A condição original da pintura era, desde o início, o espaço circundante e sem limites precisos, sendo a pintura de cavalete ou a tela fixada em chassi uma invenção relativamente nova e condicionada a relações econômicas onde o objeto de arte destina-se a agradar um ciclo restrito de espectadores e,mais …

Como encarnar o etéreo? – Taigo Meireles por Tiago Botelho

Como encarnar o etéreo? É possível atribuir uma forma humana ao que não se pode tocar? Perante esse desafio, Taigo Meireles dá seu mergulho mitológico no tradicional oficio da pintura. Para o artista, o corpo é um mensageiro de fenômenos espirituais absolutos. Não está atrás do circunstancial, não lhe interessa ambiguidades. Busca …

UM CADÁVER INQUIETO – por Elder Rocha

Muitas vezes a morte da Pintura foi anunciada; a cada grande crise como a invenção da fotografia, o fim da figuração ou o fim do abstracionismo é anunciado que ela chegou ao fim. Entretanto, a Pintura sempre respondeu bem à situações críticas. A invenção da fotografia pode ser citada como …

A(R)RISCO INTRA-MUROS – por Renata Azambuja

Em alguns momentos podem parecer escritos, mas não chegam a articular a linguagem como textos, e sim como figuras, onde a linha e a cor são potência (no sentido aristotélico do termo). As linhas, que estão presentes nos trabalhos de Rodrigo Paglieri, Marta Mencarini e Tiago Botelho permanecem mais como …