MUJER CON VESTIDO OAXAQUEÑO ( MARIA )

MUJER CON VESTIDO OAXAQUEÑO ( MARIA )
Óleo sobre Tela – 40x40cm

Pintar retratos é muito mais que acertar proporções fisionômicas, vai muito além de entender a estrutura de um nariz ou de uma boca, é algo que atravessa as aparências e captura um pouco das intensidades emocionais presentes na pessoa retratada.

Ao pintar o rosto de Maria, me aprofundei nessa ciência misteriosa onde o espírito e a matéria se encontram. Aprendi a detectar sutilezas do semblante que só se revelam após dias e dias de paciente modulação dos tons da carne. Uma linha no supercílio, uma espessura mais grossa no canto da boca, um tom de ocre desenhando o nariz, tudo isso foi se assomando para que eu fosse, aos poucos, me aproximando da força que de fato emana de seu rosto.

Enquanto meu quadro parecia querer falar alguma coisa, Maria parecia já ter dito tudo. Eram, portanto, silêncios diferentes.

E quando dei por mim, estava pintando a perfeita expressão dos tempos atuais, pois no rosto dela havia um misto de melancolia e audácia quase impossível de traduzir em cores.

Melancolia porque de fato o Brasil escolheu um rumo lamentável, tudo está desmoronando e qualquer pessoa minimamente conectada com a realidade há de se sentir um pouco triste com tudo isso.

Mas por outro lado… AH….Maria também irradia um olhar de absoluta certeza pelas próprias lutas. Um olhar seguro e cheio de fé no futuro, um olhar apaixonado pela vida, olhar audacioso e diria até, um olhar revolucionário.

Agradeço demais a Danú Gontijo pela confiança de me fazer essa encomenda tão especial. Esse quadro me ensinou a transitar entre emoções distintas, aprendi que os sentimentos coexistem no corpo, se ocultam em detalhes ínfimos, estão cifrados em pequenas linhas espalhadas sobre e sob a pele.

E que os tempos vindouros sejam belos, profundos e revolucionários como o rosto de Maria.

voltar