Resenhas

A Sábia Invisibilidade dos Poetas

Um quadro só fica pronto quando eu sinto que poderia seguir pintando-o para sempre. E foi exatamente isso que aconteceu em “A Sábia Invisibilidade dos Poetas”, uma encomenda que recebi há alguns meses atrás. A cena é uma típica paisagem brasiliense, aparentemente corriqueira. Mas está repleta de símbolos de proteção, pois a pessoa que me…

Leia Mais A Sábia Invisibilidade dos Poetas

LIVES DA QUARENTENA

2020 foi um ano marcado pela pandemia do virus COVID-19, em que nos vimos obrigados a evitar aglomerações em bares, teatros, cinemas, palestras, exposições, entre tantas outros eventos fundamentais para a sobrevivência do setor cultural. Nem por isso, os artistas e intelectuais deixaram de promover debates e fazer shows, ainda que de forma virtual, pelas…

Leia Mais LIVES DA QUARENTENA

“Viva la Razza” – Identidade e Resistência no Chicano Park – Califórnia

tá no celular? leia na horizontal! O prestígio mexicano na pintura modernista é incontestável, graças à obra de artistas como David Alfaro Siqueiros, José Clemente Orozco, Frida Kahlo e Diego Rivera. Um dos traços que caracteriza o legado dessa geração -especialmente os pintores muralistas- é o interesse pela questão social, principalmente a emancipação camponesa e…

Leia Mais “Viva la Razza” – Identidade e Resistência no Chicano Park – Califórnia

A erupção de signos de JACA

Muitas pessoas associam meu desenho com o grafiteiro nova-iorquino Keith Harring, certamente pela similaridade de nossas composições preenchedoras de todo o espaço possível. Mas o fato é que Harring nunca foi uma influência real no meu processo criativo, apesar de admirá-lo bastante. O mesmo não pode ser dito do JACA, este sim um artista fundamental…

Leia Mais A erupção de signos de JACA

A visita dos Huichol

Em Novembro de 2014, recebemos no Brasil a visita especial de uma comitiva de xamãs do povo Huichol e do povo Purepéche, ambos localizados no território mexicano, habitantes milenares dos desertos e montanhas daquela região. O povo Huichol é um grupo étnico indígena do oeste do México central, que viveu durante séculos na Sierra Madre Ocidental. Eles…

Leia Mais A visita dos Huichol

HIBRIDISMO ESPIRITUAL NA ARTE PÓS-MODERNA – Tiago Botelho por Renata Homem

Renata Homem é doutoranda do PPG Artes – UnB, na linha de pesquisa Teoria e História da Arte, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Mari e desenvolve o tema Espiritualidade na arte atual. Em sua dissertação de mestrado denominada Nanoarte, a poética do espírito (na linha de Arte e Tecnologia), aproximou-se de perspectivas artísticas baseadas em uma…

Leia Mais HIBRIDISMO ESPIRITUAL NA ARTE PÓS-MODERNA – Tiago Botelho por Renata Homem

Minha primeira pintura mural

Já fazem vinte anos desde que eu pintei o meu primeiro mural no Espaço Cultural da 508 sul. Eu era aluno do ensino médio e matava aula para poder terminar o trabalho do muro, no início de 94. O Espaço Cultural da 508 tinha acabado de passar por uma reforma e gozava de um grande…

Leia Mais Minha primeira pintura mural

Um retrato de Carpañeda

Fiquei surpreso e feliz  hoje com uma mensagem do artista e amigo Fernando Carpañeda, residente em Nova Iorque e que há vários anos participa ativamente do circuito underground de exposições tanto nos EUA como no Brasil, apresentando ao público uma arte direta e impecavelmente bem realizada no campo da escultura e da pintura. Com um…

Leia Mais Um retrato de Carpañeda

Fanzines

O fanzine Drugstore reuniu uma série de poetas, escritores e desenhistas de Brasília ao longo dos anos 92-93 e 94. A cultura das histórias em quadrinhos e do grafitti foi o ponto inicial da minha trajetória como artista, onde mergulhei na estilização geométrica que futuramente serviu de base para meus desenhos lineares.

Leia Mais Fanzines

voltar