Vyshyvanka – O código secreto da ancestralidade ucraniana

O mundo redesenhado

Me lembro como se fosse ontem quando o plantão de notícias interrompeu meu programa de videoclipes naquele Novembro de 1989, para anunciar a queda do Muro de Berlim. As semanas seguintes foram de incertezas. Uns temiam o desencadeamento da Terceira Guerra Mundial, outros asseguravam que ali começava uma nova era de paz no planeta.  

Não aconteceu nem uma coisa, nem outra. Na pequeneza dos meus 13 anos, me perguntava como um simples muro de concreto era capaz de alterar tanto assim os rumos da geopolítica internacional. Foram necessárias muitas conversas com meu professor de História até que eu entendesse as origens da misteriosa Guerra Fria, enquanto o mapa mundi era reimpresso com as novas fronteiras da Letônia, Lituânia, Estônia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Usbequistão e, claro, Rússia. Confesso que nunca decorei todos esses nomes, e acabei crescendo com o olhar condicionado àquela região como simplesmente “países da ex-União Soviética”.

Bordados por detrás da Cortina de Ferro

Apenas com a popularização da Internet, essa visão estereotipada foi sendo desconstruída, na medida em que tomava conhecimento de inúmeros artistas do Leste Europeu, pintoras, fotógrafas, escultores e dançarinos com linguagens arrojadas e vontade de ganhar o mundo.

Sem falar nas diversas referências oriundas das tradições populares, com seus bordados e pinturas ornamentais em casebres, bonecos de madeira e pano, cerâmicas, pratos e rendas, proporcionando o acesso às mais diversas referências visuais outrora ocultas pela “cortina de ferro”.

Entre as técnicas mais fascinantes, estavam os bordados ucranianos, conhecidos como Vyshyvanka, que vim a descobrir através do trabalho da etno-fotógrafa Ladna Kobieta, ou Anna Senik, como é mais conhecida nas redes sociais.

Segredos do Vyshyvanka

O bordado é um elemento fundamental do traje folclórico ucraniano, com raízes que remontam ao século 5 a.C. e, portanto, vinculadas ao paganismo eslavo de milênios atrás. Desde essa época, bordar era uma espécie de ofício mágico, realizado para “capturar” certas energias da Natureza.

Cada região da Ucrânia possui seus padrões específicos. Um bom conhecedor pode adivinhar de onde uma pessoa veio pelas padronagens bordadas em suas roupas, posto que, antigamente, as linhas eram coloridas utilizando-se de cascas, folhas, flores e frutos regionais. Desta forma, o ambiente local era revelado através das cores do bordado.

Mais que um simples ornamento, Vyshyvanka é o código secreto da ancestralidade ucraniana, e gradualmente foi se convertendo em um emblema de identidade e unidade nacional. Há, inclusive, uma expressão de cunho popular: Народився у вишиванці ou “nasceu envolto em bordado”, para indicar pessoas com muita sorte na vida.

A costura como magia

Na Ucrânia, uma blusa ornada com Vyshyvankas é como um talismã para toda família, pois segundo a tradição, bordar é uma forma antiga de evocar os poderes espirituais presentes na Natureza, principalmente nas ocasiões mais especiais da jornada pessoal de cada um, como casamentos, aniversários, nascimento de filhos, partida em viagens, etc.

A Agricultura, a Floresta e a Aldeia figuram como as principais forças motrizes dos povos tradicionais da Ucrânia. Nesses microcosmos, quase não há distinção entre ofícios braçais e cerimônias mágicas. Semear e colher estão alinhados com encantamentos para felicidade, cerimônias de cura e rituais de adivinhação sem necessidade de uma casta sacerdotal, posto que os segredos da floresta são passados de geração em geração.

A Noite dos Portais

Um bom exemplo dessa mística é a Festa de Ivan Kupala, quando o mundo inteiro – por uma noite – se transforma em um portal para as dimensões encantadas. Segundo as antigas lendas, durante o Ivan Kupala não se deve dormir, já que todos os espíritos da terra e das águas estão à solta. Para se manterem acordados, os ucranianos cantam, dançam, acendem uma grande fogueira, comem pratos especiais com suas melhores indumentárias. As árvores podem se comunicar com os humanos, suas folhas e frutos dilatam suas propriedades mágicas.

É o momento ideal para consagrarem desejos de felicidade e boa-ventura. As jovens lançam suas guirlandas nos ribeiros, as avós tecem amuletos com pétalas de Papoula, os homens enterram ovos de galinha nas planícies como pedido de boa colheita à Terra. Os rebanhos são levados para pastar ao redor de um Carvalho ou Salgueiro, pois durante a noite de Ivan Kupala, até o orvalho da manhã seguinte possui propriedades purificadoras. E dentre todas as plantas, a mais cobiçada é a flor da Samambaia, que floresce apenas uma vez por ano, e se acaso for coletada nessa noite, dota a pessoa do poder de voar como os pássaros. Fazendo uma comparação com as tradições folclóricas brasileiras, Ivan Kupala corresponde a nossa Festa de São João.

As fotos de Ladna Kobieta


ALGUNS PADRÕES DA TRADIÇÃO VYSHYVANKA

ROSÁCEAA Aldeia – O Mundo em Harmonia
LOSANGOUnião do céu e da terra – O campo semeado – Prosperidade
CIRCULOO Sol – O Fogo – A Eternidade
MOTIVOS HERBAISPureza e Prosperidade
FRUTAS SILVESTRESFecundidade – Maternidade – Generosidade
FLORES DE PAPOULAProteção contra maus espíritos
UVAFelicidade na Família
ÁRVORE DA VIDAAs estrelas protegem do mal, das doenças e da fraqueza
CORAÇÃOMatrimônio – Amor – Felicidade
ESTRELASaúde – Força
TRAÇADOS EM VHarmonia entre espírito e matéria
ONDULAÇÕESÁgua como matriz do mundo
CRUZProteção – Equilíbrio
SVARGABoa ventura na casa
ROSAExpansão
ESPIRAISEnergia Vital
voltar