Trabalhos Recentes
EPICENTROS
As pinturas da série “Epicentros” são uma espécie de meditação visual, tendo como principal característica a simetria das linhas verticais, horizontais e diagonais. A temática dos Epicentros é a paisagem entrecortada por diferentes planos,sugerindo a coexistência de muitos mundos em um só.
O desenho linear, sem nenhum volume, conta com o recurso da cor como forma de atribuir profundidade ao olhar. Para tal, faço uso de paletas de matizes terrosos em contraste com cores puras. Da combinação entre linha simétrica e gradação de cores, nascem paisagens similares a emblemas filosóficos conectando Terra e Céu, Dia e Noite, Vida e Morte, como se uma polaridade ocultasse a outra dentro de si.
Os títulos também obedecem a um certo critério, pois cada elemento da paisagem funciona como sílaba de um alfabeto cósmico ainda por ser totalmente decifrado.
O REINO DESTE MUNDO
O título da série faz referência ao célebre romance literário de Alejo Carpentier, pioneiro do Realismo Maravilhoso tão difundido por outros escritores latino-americanos, como Gabriel Garcia Márquez.
O processo criativo desses desenhos é marcado pela alternância entre estratégias pictóricas e gráficas, fazendo com que uma se torne a mola-propulsora da outra. Assim, massas de cores puras vão recortando o suporte de maneira quase aleatória, para em seguida serem preenchidas por grafismos extremamente detalhistas. Para tal, faço uso do que há de mais inovador em termos de materiais artísticos, como as canetas posca e canetas de pontas ultra finas, que me permitem trabalhar os pormenores de cada centímetro do papel.
Deste exercício, resultam composições repletas de signos, abertos às interpretações do espectador.