2020 foi um ano marcado pela pandemia do virus COVID-19, em que nos vimos obrigados a evitar aglomerações em bares, teatros, cinemas, palestras, exposições, entre tantas outros eventos fundamentais para a sobrevivência do setor cultural.

Nem por isso, os artistas e intelectuais deixaram de promover debates e fazer shows, ainda que de forma virtual, pelas plataformas de video da internet e redes sociais.

Tive o prazer de participar de algumas delas, colaborando para o exercício da reflexão artística sob diversos aspectos, de acordo com o tema da LIVE.

Abaixo, você pode acessar o registro de todas elas.

GOG

O show do GOG aconteceu logo nas primeiras semanas da quarentena, quando estávamos todos absolutamente assustados com a chegada da COVID, sem a mínima noção do calvário que nos aguardava. Nesse contexto, o show do GOG foi um grito de guerra e um brado de resistência num momento crucial para que pudéssemos seguir em frente.

Minha participação foi na parte do cenário, onde expus duas obras de grande formato: “Todos os Corpos São Dignos” e “Alturas de la Víbora”. Confira:


POLÍTICA NO DIVÃ – A ARTE SALVA?

Convidado por Jamila Gontijo e com a participação da psicanalista Ana Lucia Mandelli, a conversa dessa LIVE foi sobre a prática artística e sua capacidade de acessar dimensões psíquicas, emocionais – conscientes ou inconscientes – seja naqueles que fazem Arte ou naqueles que simplesmente a apreciam.


ABERTURA DO RECONARTE: CONECTANDO CAMINHOS ( UFRB )

Em 2016, pintei um mural no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. A repercussão foi tão positiva que me convidaram para falar um pouco a respeito do processo criativo desta obra, realizada em parceria com as professoras Ticiana Osvald ( que também participa da LIVE ) e Fran Demetrio.


40ANTENAS


Esse projeto teve como objetivo convidar críticos, curadores e artistas de diferentes gerações e linguagens para a partilha dos processos de criação durante a pandemia da COVID. Ao longo da minha fala, mostrei algumas imagens de trabalhos pré-pandêmicos desenvolvidos no início de 2020, além de algumas das minhas aquarelas quarentênicas, uma das principais séries de 2020.

clique na imagem para assistir a LIVE no Instagram

SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB – Bate Papo com Paíque Santarém

voltar