Os Passos Perdidos

A série Passos Perdidos é um mergulho no imaginário latino-americano antes que as fronteiras entre os países fossem estabelecidas.

Inspirada no ideal da Panamericanidade, essa série apresenta um forte posicionamento político, na medida em que se coloca contra o imperialismo cultural norte-americano, sempre reivindicando o termo “América” para si, e também contra o purismo identitário da atualidade, excessivamente leviano, narcisista e contra-producente.

A mercantilização de saberes ancestrais em forma de Arte culminou em uma certa superficialidade na abordagem das tradições centro e sul-americanas. Passos Perdidos se propõe a resgatar uma América ainda intocada pelas ponderações sociológicas, através de uma investigação profunda dos relatos orais indígenas e europeus durante o curto período de paz que se antecedeu aos horrores do colonialismo.

E também revisita o cabedal simbólico do Haiti, primeira nação independente do continente, primeira nação negra fora da África, dona de um repertório imenso de pintores talentosos em abordar os limites entre vida e morte, realidade e sonho, muito antes de qualquer vanguarda europeia do século XX. Assim, a série vai se configurando como um Inventário de Cosmogonias, unificando as mitologias latinas em uma só.

voltar