Painel para Sala de Defesa de Teses da Faculdade de Saúde – UnB
Esse painel é composto por vinte e oito retratos de personalidades que fizeram a diferença durante o tempo em que viveram. Concebido em parceria com a professora Fátima Sousa, reunimos escritores, sanitaristas, pesquisadores, ativistas sociais, líderes indígenas, quilombolas e pessoas outrora desqualificadas pela opinião pública, por conta do pioneirismo de suas vidas.
Apesar de pertencerem a épocas e países distintos, essas figuras possuem algo em comum: todas elas enfrentaram o preconceito e o conservadorismo através de ideias, ações e posicionamentos revolucionários, em defesa de uma cultura mais humanista e acolhedora.
Instalado na Sala de Defesa de Teses da Faculdade de Saúde – UnB, o painel funciona como um lembrete para os futuros profissionais de Saúde. “Atreva-te a ser humano”.
Sergio Arouca – Sanitarista militante do movimento pela Reforma Sanitária, que culminou na construção do Sistema Único de Saúde.
Dandara – Guerreira quilombola, lutou até a morte contra o sistema colonial escravocrata.
Chico Mendes – Seringueiro e um dos precursores do ambientalismo contemporâneo, combateu a devastação da Floresta Amazônica.
Lygia Fagundes Teles – Escritora, com ênfase nas questões do universo feminino, sendo pioneira de uma linguagem moderna na escrita.
Nise de Silveira – Médica psiquiatra, revolucionou o tratamento mental no Brasil através da Arte.
Oswaldo Cruz – Epidemiologista pioneiro no combate à epidemias, colaborando para erradicar a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.
Chiquinha Gonzaga – Pianista, co-criadora do Choro, primeira maestrina brasileira, militante abolicionista e feminista, ainda no século XIX.
Cacique Raoni – Líder Caiapó e porta-voz da luta pelos direitos dos povos indígenas e a preservação de seus territórios.
Zilda Arns – Fundadora da Pastoral da Criança, colaborou no combate à Poliomelite.
Anisio Teixeira – Grande colaborador da reformulação do sistema educacional brasileiro, com o conceito de Ensino Integral.
Marie Curie – Física e química polonesa, formulou teorias sobre a radioatividade que culminaram no desenvolvimento do Raio X, crucial para o salvamento de milhões de vidas. Unica pessoa a ganhar dois prêmios Nobel em categorias distintas.
Josué de Castro – Fervoroso teórico sobre o problema da Fome, colaborando para a criação do Salário Mínimo.
Aracy Moebius de Carvalho – Facilitou o visto de entrada – mesmo que de forma ilegal – para milhares de judeus europeus, durante os anos dominados pelo Nazismo.
Machado de Assis – Escritor fundamental para a construção da identidade literária nacional, considerado o maior escritor negro da língua portuguesa nas Américas.
Lili Elbe – Pintora dinamarquesa, uma das pioneiras da transição de gênero da História.
Betinho – Sociólogo, articulador de ações pela Reforma Agrária e o combate à Fome no Brasil, através do projeto ” Ação da Cidadania”.
Florence Nightingale – Britânica de origem italiana, uma das pioneiras no ofício da Enfermagem contemporânea, atuando também na melhoria das condições sanitárias da Índia, a maior colônia da Inglaterra.
José Marti – Mentor intelectual da Independência cubana, autor de vasta obra poética e filosófica sobre o continente latino-americano.
Rosa Parks – Símbolo da luta pelos Direitos Civis da população negra norte-americana. Ao se recusar a ceder seu assento no ônibus para uma pessoa branca – conforme era determinado por lei em 1955 – Rosa acabou presa, desencadeando reações da comunidade que culiminariam no movimento anti-segregacionista.
Drummond – Um dos maiores expoentes da poesia moderna brasileira.
Anacaona – Chefa dos caciques do Haiti pré-colonial, morreu defendendo a dignidade das mulheres de seu povo, atacadas pelos marujos de Colombo.
Milton Santos – Intelectual brasileiro, dedicado à questões ligadas ao Terceiro Mundo e os impactos da Globalização sobre os países mais pobres.
Henrietta Lacks – Doadora de células cancerígenas auto-imunes, o que propiciou o estudo de diversos cientistas ao redor do mundo, dedicados a encontrar tratamentos eficazes para a doença.
Profeta Gentileza – Profeta, andarilho e artista carioca, passava o dia nas ruas, levando sua mensagem de bondade e paz.
Maria da Penha – Vítima de violência doméstica a ponto de se tornar paraplégica, Maria da Penha é um símbolo dos Direitos da Mulher e do combate ao feminicídio no Brasil.